domingo, 11 de setembro de 2011

Comunicação Interna e o Foco na Liderança em Casos de Mudanças Organizacionais


Em alguns posts anteriores comentamos sobre o aprendizado da liderança em casos de mudanças organizacionais, porém precisamos entender qual é o papel da comunicação interna nestes casos.

Mudanças organizacionais causam grande impacto interno e a comunicação tem que estar bem preparada para lidar com as questões que surgem. Entender os anseios dos colaboradores e lidar com sensibilidade com os assuntos internos é essencial. Além disso, a comunicação estratégica com foco na liderança se torna um fator chave no processo.

Deve-se levar em consideração que a mudança é dependente direta do público interno para que possa efetivamente acontecer. Afinal é ele que se comunica e viverá o dia a dia da organização, podendo consolidar a nova cultura organizacional. Por tanto compreendemos que as mudanças só poderão ocorrer efetivamente se o público interno entender e aceitar a sua importância.

Apesar disso, muitas vezes o público interno é esquecido durante os períodos de transição das organizações, trazendo muitos riscos de resistência.
Para que a mudança seja eficaz é necessário que esse público se sinta como parte do processo. Um planejamento alinhado com os objetivos organizacionais e um forte trabalho junto à liderança é fundamental.

Temos que levar em consideração que o trabalho de comunicação interna deve ser contínuo e não pontual. Dessa forma é possível garantir a maior efetividade no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário