domingo, 11 de setembro de 2011

Avaliações geram Mudanças


Você sabia que os métodos empregados de avaliações de desempenho ou feedback em uma organização também causa mudanças?

Como exemplo, temos o case da CPFL. Em 2001 foi implementado a avaliação 360º, que nada mais é que uma avaliação em que o funcionário é avaliados pelos demais, visando a elaboração de um plano de ação para as melhorias e desenvolvimento, dessa maneira tem-se uma visão geral e uma rede de feedback.

Na CPFL, o sistema de avaliação intitulado de Valor Pessoal, é disponibilizado na intranet, com acesso para todos os funcionários. Ele é realizado em quatro fases: primeiro, o avaliado escolhe os seus avaliadores, em seguida o seu superior imediato valida a escolha, após o funcionário é avaliado de acordo com sete competências associadas aos valores e desafios da empresa e por fim, ocorre o feedback, dado pelo líder, sendo elaborado o plano de desenvolvimento, analisando-se assim os pontos fortes a serem trabalhados e os gaps a serem desenvolvidos.


O processo, como visto, é dinâmico, fácil de aplicar e sigiloso. Mas o RH, a área responsável pelo projeto, teve alguns desafios na hora de implantá-lo:

ü A avaliação passou a ser única, padronizada e informatizada, sendo preciso uma mudança de cultura por parte dos funcionários, já que eles estavam adaptados a outro método. Além disso, foi preciso a utilização de uma nova ferramenta e os funcionários tiverem que adaptar-se com ela.

ü Foi preciso capacitar os gestores e líderes para que eles estivessem preparados para dar e receber o feedback, esse é o ponto mais importante da nova avaliação, por isso era essencial que eles fossem os primeiros a saber disso para que pudessem auxiliar as suas equipes no novo processo.

ü E para atingir todos os funcionários foi realizada uma campanha interna, mostrando os ganhos com o novo processo, sensibilizando e estimulando o engajamento. Além disso, foi feita uma maciça disseminação das novas competências aos colaboradores, por meio de treinamentos presenciais, com uma metodologia vivencial e prática.

Como pudemos ver, um novo método de avaliação organizacional também causa mudanças, sendo um ponto importante para as Relações Públicas, já que a comunicação é o canal de relacionamento mais adequado, pois as ações direcionadas potencializarão os resultados esperados, envolvendo as pessoas em torno da cultura organizacional e da estratégia empresarial.

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