terça-feira, 13 de setembro de 2011

As mídias sociais nas organizações


   Vivemos em um século em que a comunicação por meio das mídias sociais é inevitável. Hoje elas são utilizadas pelos mais diversos perfis, os quais buscam pelas mais variadas informações, inclusive sobre organizações, serviços e produtos.
  Esse cenário, juntamente com as complexas e constantes mudanças no ambiente organizacional, exige que ocorra uma comunicação transparente e aberta da empresa para com seus públicos estratégicos.
   As novas tecnologias e as quebras de barreiras na internet possibilitaram o rápido e fácil acesso às informações, e por conta disso é importante que as organizações deixem de ter caráter meramente instrumental, e passem a aderir aos novos desafios da comunicação, já que nessas redes os clientes adquirem maior poder de troca, tomando decisões que influenciam na imagem e reputação das organizações, portanto, podem influenciar outros consumidores que também estão conectados.
   É importante que uma organização tenha pessoas qualificadas na área de comunicação, e que essas saibam como utilizar as redes sociais em termos de interação com o publico. Duas empresas são bons exemplos em relação ao uso das mídias sociais e à qualificação de pessoal para tal serviço: a IBM estimula seus funcionários a criar blogs específicos em que possam falar livremente sobre a empresa, desde que sigam algumas diretrizes estabelecidas; e a General Eletric, cria grupos de empregados para treinarem colaboradores mais antigos, ensinando-os a usar as mídias sociais. 
    Nesse contexto, as organizações dialogam, trocam informações com seus públicos, fomentam discussões em torno de seus produtos e serviços, disseminando informações corretas sobre a organização e beneficiando-se de forma inteligente e coletiva, trazendo inovação e diferenciação a seus negócios.

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