De acordo com o Portal do Marketing, o modelo de gestão é um conjunto sistêmico de valores, conceitos, tecnologias, instrumentos e práticas de uma organização para o desenvolvimento de suas atividades.
Considerando a definição acima, pode-se dizer que a escolha de um modelo de gestão irá direcionar as ações de uma empresa, mas mesmo a mais consolidada deve avaliar a eficiência de seu planejamento, de forma a verificar se esta sendo realmente produtiva e atingindo seus objetivos.
Um modelo de gestão, em especial, permite passar por essas etapas: o PDCA (Plan/Do/Check/Action).
Este trata de um ciclo de melhoria contínua, no qual se deve planejar, realizar o planejado, checar se o que foi feito é compatível com o desejado e por último, agir, corrigindo o que for necessário nesse planejamento.
Na etapa da checagem é que podem entrar possíveis mudanças organizacionais, considerando a hipótese de que o que foi planejado não é o mais adequado para chegar ao ponto desejado, portanto, requer mudanças para alinhar o que a empresa faz com o que ela realmente pretende fazer.
É importante para qualquer organização entender que mudanças são necessárias, pois permitem a melhoria, o aperfeiçoamento, a inovação e o descobrimento de novas expertises. O mercado se revoluciona a todo instante, e para acompanhar esse progresso uma organização deve fazê-lo também, especialmente na era tecnológica e das redes sociais que vivemos atualmente, na qual em questão de segundos, algo se torna obsoleto.
Post de Fernanda Maiolino
Nenhum comentário:
Postar um comentário