terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Importância das Mudanças Organizacionais

É inevitável o relacionamento do homem com a mudança, pois ela está presente na vida de todos, a todo o momento e de diferentes maneiras. Viver é um exercício constante de quebra de paradigmas, do qual ninguém está livre.

Na sociedade moderna o compartilhamento de informações é instantâneo, o que faz com que renovações ocorram mais depressa, fator que por sua vez, gera ainda mais de alterações. Desta forma, percebemos que elas estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, e por isso, devemos estar preparados para lidar com estas a qualquer instante.

O mesmo ocorre com as mudanças organizacionais. A necessidade de mudanças aumentou, sejam essas administrativas, operacionais, ou ligadas à parte mercadológica das organizações, por exemplo. Com o amadurecimento da comunicação nas organizações ocorre também o reconhecimento da importância das mudanças organizacionais e, consequentemente, a mais atenção recebem.

As organizações precisam se adaptar as necessidades do mercado e devem estar abertas para novidades e inovações. Como explica José Diney Matos, no texto A importância das mudanças organizacionais, “o mundo dos negócios globalizados pressupõe uma postura aberta às constantes transformações tecnológicas e mercadológicas, o que obriga as organizações a reverem suas estratégias de tempos em tempos”.

Dada essa preocupação em se adequar às necessidades internas e externas da organização, cabe a comunicação informar, para seus profissionais, investidores, fornecedores, clientes, consumidores e demais públicos, sobre todas as modificações ocorridas e sobre o processo de transição.

José Diney Matos, ainda explica que as mudanças estratégicas são fundamentais para “repensar a empresa como um todo, visando produtividade, eficiência e competitividade”. É de grande importância transmitir aos colaboradores uma visão clara das estratégias organizacionais e de como essas de mudanças interferem na empresa, afinal de contas, precisam saber qual o papel de cada um e de que maneira eles podem contribuir para uma melhoria constante.


Referência:

MATOS, José Diney. A importância das mudanças organizacionais. Disponível em: <http://josedineymatos.wordpress.com/2010/12/27/a-importancia-das-mudancas-organizacionais/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário