segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Campanhas Internas e Mudanças Organizacionais


Campanhas internas têm como função principal trazer ou reforçar um conceito para com o público interno de uma organização, seja ele relacionado à tecnologia ou ao melhor aproveitamento da água.

Sendo assim, uma campanha pode gerar mudanças em uma organização, a partir da alteração de modo de trabalho ou até mesmo costumes pessoais dos indivíduos, os quais podem levar para dentro de suas residências aquilo o que aprenderam com a campanha.

Um case da Sabesp, apresentado em sala de aula, mostrou uma campanha interna para a reeducação alimentar e contra o desperdício de alimentos.

O material gráfico ajudou a ilustrar as ações, de forma a tornar o assunto tratado mais acessível ao colaborador daquela organização, além disso, o conteúdo produzido pela área de comunicação foi essencial para o entendimento e assimilação do público, informando-os gradativamente e cautelosamente, para que a retenção fosse a maior possível. Levar entidades no assunto para apresentar-se aos colaboradores, fazer palestras e workshops também colaborou para o andamento da campanha.

Esses pequenos detalhes e cuidados tomados permitiram que a retenção fosse de 85% por parte dos trabalhadores, os quais além de mudar seus hábitos na empresa, também mudaram seus hábitos em casa, passando seus novos aprendizados para sua família, de forma a proliferar essa cultura da boa alimentação sem desperdício.

A alteração do comportamento dos colaboradores da Sabesp levou a uma mudança organizacional, considerando que toda a empresa se modificou por conta dessa campanha, pois comem melhor, não desperdiçam e ainda economizam o dinheiro destinado a isso, podendo investir em outras áreas ou em novos projetos.

Mudanças são sempre bem-vindas no que se tratar de uma organização.

A Equipe Blog Mudança Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário