sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mudar e comunicar

Quando falamos do avanço social adquirido pela sociedade após a globalização, pensamos na introdução da tecnologia nos modelos de negócio, assim como no uso pessoal. Nesta questão se encontra um grande tema para debate: Como isso influenciou as empresas?
Foi a partir da década de XX, que muitos processos começaram a se transformar em atividades mais simples, práticas e rápidas; da mesma forma eliminou e criaram novas ocupações, profissionais adaptados a novos métodos, ferramentas de trabalho e equipamentos.
No passado, os trabalhadores aprendiam os fundamentos de um determinado ofício e passavam praticamente a vida toda seguindo a mesma rotina, atuando na mesma empresa e no mesmo local. Dessa forma, viram-se obrigados a mudar– às vezes era necessária a mudança de estado, ou até mesmo país - ou então, aprender novos ofícios e profissões. A partir desse momento, o modelo organizacional foi amplamente modificado, ocorrendo a dinamização e segmentação de atividades, o que permitiu a introdução de novas ferramentas no dia a dia do trabalho e, novas formas de relacionamento entre os indivíduos.
As empresas que se privaram desse desenvolvimento tecnológico perderam diferenciais competitivos no mercado, o que resultou em seus desaparecimentos. Portanto, mudar foi uma condição de sobrevivência e oportunidade para agitar o cenário mercadológico. 
Do ponto de vista da Comunicação, essa transformação social exigiu modificações, como a incorporação da tecnologia, a conscientização de que as mensagens e formas comunicação se tornaram mais rápidas e eficientes - a ponto de permitirem compartilhamento de informações em tempo real - e a incorporação de pensamentos empreendedores, criativos e alinhados ao mercado.
 
Além do empreendedorismo, há a busca incessante pelo conhecimento e superação de limites, considerados ilimitados.
Dessa forma podemos dizer que, o conhecimento gera tecnologia e tecnologia permite desenvolver mais conhecimento. Ou seja, estamos em um processo cíclico, em que além de buscarmos por conhecimento, geramos conhecimento. Assim, a comunicação assume sua função de intermediadora dos processos de avanço da sociedade e do ser humano.

É preciso comunicar, sempre!

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