sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mudar e comunicar

Quando falamos do avanço social adquirido pela sociedade após a globalização, pensamos na introdução da tecnologia nos modelos de negócio, assim como no uso pessoal. Nesta questão se encontra um grande tema para debate: Como isso influenciou as empresas?
Foi a partir da década de XX, que muitos processos começaram a se transformar em atividades mais simples, práticas e rápidas; da mesma forma eliminou e criaram novas ocupações, profissionais adaptados a novos métodos, ferramentas de trabalho e equipamentos.
No passado, os trabalhadores aprendiam os fundamentos de um determinado ofício e passavam praticamente a vida toda seguindo a mesma rotina, atuando na mesma empresa e no mesmo local. Dessa forma, viram-se obrigados a mudar– às vezes era necessária a mudança de estado, ou até mesmo país - ou então, aprender novos ofícios e profissões. A partir desse momento, o modelo organizacional foi amplamente modificado, ocorrendo a dinamização e segmentação de atividades, o que permitiu a introdução de novas ferramentas no dia a dia do trabalho e, novas formas de relacionamento entre os indivíduos.
As empresas que se privaram desse desenvolvimento tecnológico perderam diferenciais competitivos no mercado, o que resultou em seus desaparecimentos. Portanto, mudar foi uma condição de sobrevivência e oportunidade para agitar o cenário mercadológico. 
Do ponto de vista da Comunicação, essa transformação social exigiu modificações, como a incorporação da tecnologia, a conscientização de que as mensagens e formas comunicação se tornaram mais rápidas e eficientes - a ponto de permitirem compartilhamento de informações em tempo real - e a incorporação de pensamentos empreendedores, criativos e alinhados ao mercado.
 
Além do empreendedorismo, há a busca incessante pelo conhecimento e superação de limites, considerados ilimitados.
Dessa forma podemos dizer que, o conhecimento gera tecnologia e tecnologia permite desenvolver mais conhecimento. Ou seja, estamos em um processo cíclico, em que além de buscarmos por conhecimento, geramos conhecimento. Assim, a comunicação assume sua função de intermediadora dos processos de avanço da sociedade e do ser humano.

É preciso comunicar, sempre!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Elementos para a Mudança


A mudança organizacional é um processo que pode alterar completamente os cenários que os indivíduos estavam acostumados a conviver, por isso, existe alguns aspectos fundamentais para que tudo ocorra de maneira harmônica e sistêmica. Pensando nestes pontos, podemos fazer um paralelo com cultura e mudança organizacional, tomando como exemplo o filme de animação “Fuga das Galinhas”, como observamos a seguir:


Clique aqui para visualizar o vídeo


A animação acima possui diversos aspectos que fazem parte do nosso universo, são eles:

Planejamento: esse é um elemento essencial para qualquer mudança. Precisamos ter passo a passo do projeto detalhado e, além disso, um plano B, para evitar que imprevistos atrapalhem.

● Engajamento: fazer com que todos se comprometam e unam-se a uma causa. Os esforços e os objetivos devem estar alinhados, pois para conquistar o que se tem planejado, é fundamental que todos tenham a mesma visão e busquem o ideal desejado.

● Estrutura organizacional: ter os cargos e as funções bem definidas de cada indivíduo auxilia para que todos saibam quais as atividades que são desenvolvidas e quais as responsabilidades e competências de cada um. Desta forma, os esforços estarão voltados para o mesmo objetivo.

● Motivação: esse é um dos fatores que impulsionam e engajam os participantes para conquistar o objetivo. É preciso ter um elemento motivador que os inspire.

Liderança e poder: um líder que possua o poder de influenciar para um objetivo benéfico e de desejo comum, possui um papel muito importante para a organização. Ter um líder que coordene as ações, promova engajamento e motivação da equipe, ao mesmo tempo em que utiliza de uma boa comunicação, é determinante para o sucesso das ações propostas. Consequentemente esse líder poderoso pode vir a ser um herói, que personificará a cultura.

Visão: ela é o elemento que indica aonde a organização que chegar. É importante que a organização tenha uma visão bem definida e clara, para poder realizar um planejamento direcionado.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Velocidade X Planejamento

Cada vez mais escutamos falar na velocidade dos acontecimentos e na rapidez com que as informações são transmitidas. Não podemos negar que muitas mudanças estão acontecendo e que elas trazem um processo de adaptação essencial, para que todas as transformações e modificações sejam assimiladas e aderidas pelos diversos públicos envolvidos.

Em um primeiro momento, percebemos a necessidades das organizações de se adequarem às mudanças e de transmitirem, quase que instantaneamente, os novos valores, conceitos, metodologias, serviços e demais alterações pelas quais a organização vem passando.

Justamente pela velocidade com que os fato vêm acontecendo, é que os processos de transição precisam ser cada vez mais ágeis e simples. A organização já não tem mais todo o tempo e toda a tranquilidade que possuía em relação há alguns anos e muitas vezes acaba realizando determinadas mudanças sem planejamento, estratégia ou se quer um acompanhamento do processo.

Para evitar possíveis falhas na comunicação e na transmissão das informações diante das mudanças organizacionais, devemos, obviamente, realizar um planejamento estratégico direcionado.

Sem esquecer da mobilização e atenção com os líderes da organização, Pois é essência esclarecer, com componentes chaves da empresa, os principais pontos da mudança e qual será o posicionamento da empresa perante eles. Essa atitude pode ser um grande diferencial no processo, pois estes líderes estão em contato direto com diversos funcionários e podem esclarecer com maior facilidade, eficiência e rapidez, questões que, explicadas do modo convencional, poderiam demorar muito mais tempo para serem assimiladas.