domingo, 15 de maio de 2011

Cultura e a Mudança Organizacional

Agora que entendemos o funcionamento e importância da mudança organizacional dentro de uma organização conseguimos compreender o quanto ela pode sofrer interferência da cultura organizacional de determinada empresa. Se levarmos em consideração a realidade do mundo empresarial atual, a grande competitividade se torna mais intensa devido ao fácil acesso a tecnologia, o que torna a inovação e a ameaça mais intensa nas organizações que ficam mais suscetíveis a mudanças.

Em nosso primeiro post entendemos que mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente, visando sempre à eficiência e eficácia organizacional, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes. Conseguimos identificar atualmente inúmeros processos de fusão, aquisição e incorporação, fruto de uma nova realidade econômica e competitiva, que servem de exemplo como processos de mudança organizacional.

A Cultura Organizacional é um conjunto de aprendizados compartilhados dentro de uma organização, para melhor entendimento podemos levar em consideração a definição denFleury (1996, p. 117) em que diz:

“Cultura é um conjunto de valores e pressupostos básicos, expressos em elementos simbólicos, os quais, em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto agem como elementos de comunicação e consenso, como ocultam e instrumentalizam as reações de dominação.”

Sendo assim, compreendemos que a cultura organizacional da aos membros de uma empresa diretrizes e uma identidade única para seguir. Porem a cultura também direciona o comportamento do grupo, explicando como e porque as coisas acontecem de determinada maneira dentro da empresa.

Nesse sentido percebemos uma forte conexão entre os dois temas afinal, dentro de um processo de mudança organizacional é imprescindível compreender a cultura organizacional para que os impactos sejam menos percebidos, ou recebidos com maior aderência, entre a empresa e seus públicos. Porém, como já dito anteriormente no blog, o papel de uma forte liderança é essencial durante períodos de mudança. Quando essa liderança compreende a importância da cultura organizacional dentro desse contexto o processo, apesar de ainda muito delicado, se torna mais compreensível para as pessoas que permanecem mais abertas para as mudanças que virão.


Referências:
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/4AD4782E13B055CB03256EF600506F48/$File/NT00090F7A.pdf
MANSINI, Viviane. Comunicação Competência de Liderança, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário