Vivemos em um século
em que a comunicação por meio das mídias sociais é inevitável. Hoje elas são utilizadas
pelos mais diversos perfis, os quais buscam pelas mais variadas informações,
inclusive sobre organizações, serviços e produtos.
Esse cenário, juntamente com as
complexas e constantes mudanças no ambiente organizacional, exige que ocorra
uma comunicação transparente e aberta da empresa para com seus públicos
estratégicos.
As novas tecnologias e as quebras de barreiras
na internet possibilitaram o rápido e fácil acesso às informações, e por conta
disso é importante que as organizações deixem de ter caráter meramente
instrumental, e passem a aderir aos novos desafios da comunicação, já que
nessas redes os clientes adquirem maior poder de troca, tomando decisões que
influenciam na imagem e reputação das organizações, portanto, podem influenciar
outros consumidores que também estão conectados.
É importante que uma organização tenha
pessoas qualificadas na área de comunicação, e que essas saibam como utilizar
as redes sociais em termos de interação com o publico. Duas empresas são bons exemplos em relação ao uso das mídias sociais e à qualificação de pessoal para tal serviço: a IBM estimula seus funcionários a criar blogs específicos em que possam falar livremente sobre a empresa, desde que sigam algumas diretrizes estabelecidas; e a General Eletric, cria grupos de empregados para treinarem colaboradores mais antigos, ensinando-os a usar as mídias sociais.
Nesse contexto, as organizações dialogam, trocam
informações com seus públicos, fomentam discussões em torno de seus produtos e
serviços, disseminando informações corretas sobre a organização e
beneficiando-se de forma inteligente e coletiva, trazendo inovação e
diferenciação a seus negócios.
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