Durante períodos de mudança dentro de uma organização é de extrema importância que a gestão de mudança organizacional atue ativamente. Ela é responsável por fazer a comunicação de todos os setores da organização, mesmo quando o acontecimento ocorra em um departamento específico.
Para isso, a corporação precisa que a comunicação seja transparente e realizada em todos os níveis, colocando-se à disposição dos funcionários para responder possíveis dúvidas. É nesse momento que deve-se agir rapidamente, mostrando os problemas que ocorrem e quais medidas devem ser tomadas para sanar a dificuldade.
Alguns pontos importantes, e muitas vezes esquecidos, na tomada de decisão perante mudanças são: a avaliação do impacto, para que sejam tomadas medidas estratégicas que ajudaram a resolver os problemas, e a capacidade e o alinhamento da organização diante da nova dinâmica desenvolvida.
No Brasil, o conceito da gestão de mudança organizacional ainda não é muito bem contextualizado, pois se acredita que a mudança organizacional seja restrita em apenas comunicar aos públicos sobre as mudanças. Contudo algumas ações devem ser vistas como essenciais perante esses acontecimentos, por exemplo, a estrutura organizacional seja reestruturada e a cultura corporativa seja aprimorada e adequada ao novo conceito.
Podemos resumir a gestão Organizacional em 4 ações a serem realizadas:
- Mapear os impactos gerados pela mudança para uma atuação focada e eficaz;
- Alinhar a estrutura da empresa a nova rotina organizacional, com foco no aumento do nível de desempenho;
- Preparar a organização para que ela venha a ter condições de reagir e interpretar a queda como parte do processo de mudança, sem perda do controle da situação
- Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho em relação à situação anterior ao marco da mudança.
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