quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é mudança organizacional?

Ao longo deste ano iremos discutir sobre o tema “mudança organizacional”. Porém, antes de começar a falar sobre esse assunto devemos primeiramente entender do que se trata.

Mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente, visando sempre à eficiência e eficácia organizacional, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes.

Com o mercado cada vez mais exigente e a satisfação do cliente cada vez mais difícil de ser atingida, as organizações precisam acompanhar suas necessidades, resultando em uma mudança contínua para que haja diferencial competitivo, maximizando a qualidade de seus produtos e serviços e minimizando os custos operacionais.


As mudanças organizacionais podem ocorrer das mais diversas formas e em todos os setores da empresa, como por exemplo:

· Um produto pode ser substituído por outro mais atualizado;

· A evolução tecnológica pode ajudar no processo de produção, diminuindo custos e aumentando a produção;

· A motivação de funcionários para gerar mais empenho no trabalho;

· O incentivo dos funcionários ao realizar alguma mudança na organização, para que não se sintam coagidos pelo novo sistema implantado;

Provavelmente o público mais difícil de lidar sejam os funcionários, pois estes podem não aceitar as mudanças, sentindo-se inibidos e não se adaptando; assim como a entrada de um novo funcionário, que pode resultar no medo de perder o emprego ou ser substituído por uma pessoa mais nova, apta e disposta a trabalhar com o novo processo.

Então, é importante planejar, para prever prováveis problemas que venham a acontecer na organização e traçar os possíveis caminhos a serem seguidos, atingindo o objetivo almejado. Mudanças devem ocorrer para que as organizações sobrevivam no mercado.


A Equipe Blog Mudança Organizacional

4 comentários:

  1. Excelente explicação devemos estar de olho em tudo que acontece dentro e fora de nossa empresa,obrigado por compartilhar seu conhecimento http://ultimasnoticias.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal. Agora já sei do que trata. Obrigado!

    ResponderExcluir