quinta-feira, 31 de março de 2011

Gestão de Mudança Organizacional


Durante períodos de mudança dentro de uma organização é de extrema importância que a gestão de mudança organizacional atue ativamente. Ela é responsável por fazer a comunicação de todos os setores da organização, mesmo quando o acontecimento ocorra em um departamento específico.

Para isso, a corporação precisa que a comunicação seja transparente e realizada em todos os níveis, colocando-se à disposição dos funcionários para responder possíveis dúvidas. É nesse momento que deve-se agir rapidamente, mostrando os problemas que ocorrem e quais medidas devem ser tomadas para sanar a dificuldade.

Alguns pontos importantes, e muitas vezes esquecidos, na tomada de decisão perante mudanças são: a avaliação do impacto, para que sejam tomadas medidas estratégicas que ajudaram a resolver os problemas, e a capacidade e o alinhamento da organização diante da nova dinâmica desenvolvida.

No Brasil, o conceito da gestão de mudança organizacional ainda não é muito bem contextualizado, pois se acredita que a mudança organizacional seja restrita em apenas comunicar aos públicos sobre as mudanças. Contudo algumas ações devem ser vistas como essenciais perante esses acontecimentos, por exemplo, a estrutura organizacional seja reestruturada e a cultura corporativa seja aprimorada e adequada ao novo conceito.


Podemos resumir a gestão Organizacional em 4 ações a serem realizadas:

  1. Mapear os impactos gerados pela mudança para uma atuação focada e eficaz;
  2. Alinhar a estrutura da empresa a nova rotina organizacional, com foco no aumento do nível de desempenho;
  3. Preparar a organização para que ela venha a ter condições de reagir e interpretar a queda como parte do processo de mudança, sem perda do controle da situação
  4. Promover a redução do tempo de recuperação do desempenho em relação à situação anterior ao marco da mudança.



quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é mudança organizacional?

Ao longo deste ano iremos discutir sobre o tema “mudança organizacional”. Porém, antes de começar a falar sobre esse assunto devemos primeiramente entender do que se trata.

Mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente, visando sempre à eficiência e eficácia organizacional, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes.

Com o mercado cada vez mais exigente e a satisfação do cliente cada vez mais difícil de ser atingida, as organizações precisam acompanhar suas necessidades, resultando em uma mudança contínua para que haja diferencial competitivo, maximizando a qualidade de seus produtos e serviços e minimizando os custos operacionais.


As mudanças organizacionais podem ocorrer das mais diversas formas e em todos os setores da empresa, como por exemplo:

· Um produto pode ser substituído por outro mais atualizado;

· A evolução tecnológica pode ajudar no processo de produção, diminuindo custos e aumentando a produção;

· A motivação de funcionários para gerar mais empenho no trabalho;

· O incentivo dos funcionários ao realizar alguma mudança na organização, para que não se sintam coagidos pelo novo sistema implantado;

Provavelmente o público mais difícil de lidar sejam os funcionários, pois estes podem não aceitar as mudanças, sentindo-se inibidos e não se adaptando; assim como a entrada de um novo funcionário, que pode resultar no medo de perder o emprego ou ser substituído por uma pessoa mais nova, apta e disposta a trabalhar com o novo processo.

Então, é importante planejar, para prever prováveis problemas que venham a acontecer na organização e traçar os possíveis caminhos a serem seguidos, atingindo o objetivo almejado. Mudanças devem ocorrer para que as organizações sobrevivam no mercado.


A Equipe Blog Mudança Organizacional

quinta-feira, 17 de março de 2011

Bem-vindo!

Esse blog tem o objetivo de falar sobre mudanças organizacionais ao longo do ano, trazendo cases, conceitos, vídeos e notícias sobre o assunto.
Com o intuito de promover a discussão e a troca de informações com os nossos
leitores criamos esse espaço.


Participem, comentem e questionem conosco!

                                         A Equipe Blog Mudança Organizacional